Diferença entre aromas sintéticos artificiais, sintéticos idêntico ao natural e Aromas Naturais?

De acordo com a ANVISA, na RDC nº 725/2022, os aromas ou aromatizantes são substâncias ou mistura de substâncias com propriedades aromáticas ou sápidas, capazes de conferir ou reforçar o aroma ou sabor dos alimentos. Além disso, podem ser utilizados para mascarar sabores indesejáveis de alguns ingredientes, padronizar produtos, definir e reforçar sabores específicos.

Quando falamos de aromas, podemos dividi-los em três tipos principais: Os aromas naturais, os sintéticos idênticos ao natural e os sintéticos artificiais.

Os aromas naturais são substâncias extraídas diretamente de fontes naturais, como plantas, frutas, flores, ervas, sementes e produtos de origem animal. Esses aromas são obtidos por meio de processos como destilação, prensagem a frio ou extração com solventes naturais. Exemplos de aromatizantes naturais são os óleos essenciais, os extratos, e até compostos químicos isolados naturalmente.

Os aromas sintéticos idênticos ao natural , como o próprio nome sugere, são compostos criados em laboratório para “imitar” as moléculas que compõem os aromas naturais. Embora esses aromas sejam sintetizados artificialmente, eles possuem a mesma estrutura química que os encontrados na natureza. Um exemplo é a vanilina sintética, que tem a mesma estrutura química que a vanilina extraída naturalmente da baunilha.

Os aromas sintéticos artificiais são compostos criados em laboratório que não são encontrados na natureza até o momento. Ao contrário dos aromas sintéticos idênticos ao natural, esses aromas não buscam reproduzir nenhuma molécula específica da natureza, mas sim criar novos. Um exemplo é a etil vanilina, que possui características sensoriais muito similares à vanilina, porém de aroma mais intenso e de estrutura química não encontrada na natureza.

Na Master Flavor, oferecemos um portfólio completo de sabores naturais e sintéticos, desenvolvidos para atender às necessidades do seu produto. Entre em contato conosco e conheça nossos produtos!

Muitos alimentos e bebidas que encontramos nos supermercados precisam da indústria de aromas para serem desenvolvidos.